Já vos disse o quanto gosto de escrever sobre o nosso património?

Blogue sobre o património natural e cultural da região de Sicó

🎬 Tecnologia e Sociedade: Reflexões Através do Cinema 🤖🌐

Como o cinema e as séries retratam os avanços tecnológicos e seus impactos na sociedade? De Matrix a O Dilema das Redes, explore produções que provocam grandes reflexões sobre inovação, ética e o futuro.

Confira nossa seleção no blog 👉 https://nova.escolalinux.com.br/blog/ti-atraves-do-cinema-filmes-e-series-que-nos-fazem-refletir-sobre-tecnologia-e-sociedade?utm_source=dlvr.it&utm_medium=mastodon

#Tecnologia #Cinema #Sociedade #Reflexão #Inovação

TI Através do Cinema: Filmes e Séries que Nos Fazem Refletir sobre Tecnologia e Sociedade

Descubra como o cinema retrata o mundo da tecnologia e como isso molda nossa visão do futuro. Aqui, você encontra análises, recomendações e curiosidades sobre filmes e séries que falam sobre inovação e sociedade.

Paulo Oliveira

Por que 'robôzinha'?

Você já falou algo no automático e só depois percebeu o que aquilo revela sobre você? 🤔

• Contexto: Uma vez eu falei “a robôzinha, a faxina” e minha professora de yoga me perguntou: “Por que robôzinha? Por que não pode ser um robô?”
• Reação: Parei pra pensar — foi no automático. 😳
• Aprendizado: Isso mostra como o preconceito e o machismo podem estar enraizados no nosso dia a dia, mesmo sem...

#machismo #reflexão #igualdade #preconceito #consciência #MorningCrypto

E os pensamentos em dominó, igual contra igual

Sou o tipo de pessoa que gosta imenso de guardar as palavras dos outros para compreendê-las depois. Ontem à noite, enquanto tomava um delicioso caldo de massa — uma velha tradição da minha família —, pesquei algumas palavras soltas no ar. Soaram interessantes.

Acho peculiar como as pessoas gostam de falar de seus sonhos. Essa coisa etérea que, às vezes, parece impossível de realizar. São apenas sonhos, justificam-se. Como se não houvesse muito o que fazer por eles. Eu não sou uma pessoa de sonhos. Sou de projetos, propostas e planos. Tudo o que faço é amparado nas minhas vontades e desejos. Preciso de paixão para investir o melhor de mim em algo. Preciso das minhas emoções mais sinceras para viabilizar qualquosa — seja este texto ou o preparo de uma simples panzanella. Sem paixão, não reúno meia dúzia de palavras ou de ingredientes.

E foi no meio dos sonhos de outra pessoa que nasceu a Scenarium, esse projeto a quatro mãos que hoje vive seu momento mais delicado. A maioria das pessoas pensa que a editora é uma invenção minha. Estão enganadas. Quem engendrou tudo foi o Marco Antônio. Ele viu potencial na ideia que criei, no início, apenas para os meus livros.

Foi através dele que a Scenarium virou multidão. Ele cuidou de tudo: a escolha do papel para o miolo, a capa, o tipo de agulha e a furação. Reuniu um bando de doidos. Foi divertido acompanhar os processos de um homem dos engenhos. Tudo nele passava por gabaritos, milimetricamente planejado, cheio de cálculos. A arte dele era exata; a minha, bem diferente.

As coisas aconteceram a partir da belíssima combinação entre o real e o imaginário. Eu pensava algo. Ele tornava possível.

Fui convencida durante diálogos à mesa de um café, entre as esquinas da cidade, sobre a maravilha de um projeto artesanal. Ele nem precisou de esforço para me ganhar. Eu selecionaria os textos e prepararia o material. Ele faria a impressão, as dobras e os furos. Depois, eu costuraria. Para mim, era puro experimento. Para ele, o oposto.

Treze anos se passaram. Ele tinha calculado que seriam necessários dez anos para a Scenarium se estabelecer como uma nova via no mundo literário. O que ele deixou de calcular foram os imprevistos da realidade. Passei um bom tempo pensando no que fazer com a editora agora. Não tenho problemas em desistir ou abandonar projetos. São verbos que gosto de conjugar. Mudei de profissão, de país, de roupas e de opinião.

Ainda não sei se sou capaz de continuar com a Scenarium sozinha. É algo que preciso descobrir no tempo certo do mio cuore. Enquanto isso, sigo fazendo o que sei fazer de melhor: experimentar.

#crônica #escolhas #experimentar #Reflexão #sonhos

Na crónica desta semana, Miguel Correia reflete sobre a erosão das relações e sobre a estranha solidão que pode existir quando duas pessoas continuam juntas, mas já deixaram de ser casa uma para a outra.

#cronica #relacoes #casamento #amor #reflexao #sociedade

https://www.leca-palmeira.com/amor-em-decomposicao-2/

Crente na festa junina? | Hernandes Dias Lopes

Crente na festa junina? | Hernandes Dias Lopes

Vídeo completo:
https://youtu.be/os19wZmgAMs?si=AikjZpC7BXPk_JLF

#palavradedeus #reflexão #bíblia

via YouTube https://www.youtube.com/watch?v=ccQOUud-X5U

https://ift.tt/XQRhAEz

Festa junina, pode? | Hernandes Dias Lopes | Trocando Ideias

YouTube

Fazer o bem por liberdade, não por medo

Você faz o bem por medo de punição ou porque é o certo? 🤔

• Reflexão direta sobre religião, medo e liberdade ✨
• Quando alguém age só para evitar punição, vive enjaulado — não é livre 🪶🚫
• Fazer o bem por obrigação imposta não torna a pessoa moralmente livre; a verdadeira liberdade é agir pelo que é certo, não pelo medo 😌❤️

Quer saber o que penso sobre ética, religião e liberdade?...

#liberdade #ética #religião #reflexão #consciência #MorningCrypto

Logo vai embranquecer diante da janela

Passava das cinco, quando despertei. Abri a porta e fui lá para fora espiar o quintal. Chovia forte… Senti a baixa temperatura na pele e me lembrei do tempo em que eu me enrolava na manta vermelha para andar pela casa. Pensei em uma xícara de chocolate quente, mas a preguiça não me permitiu os movimentos necessários, até a cozinha.

Fiquei em pé, a vigiar o quintal, com uma xícara imaginária entre as mãos. Se não estivesse tão frio, andaria pelo quintal, tomaria chuva, beberia gotas das folhas.

Lembrei-me das vidraças molhadas — uma das minhas paixões. Na minha meninice, cheguei a usar a mangueira para molha-las. Ao fazê-lo, percebi que não era a mesma coisa. A maneira como a chuva molha o vidro é única e um esguicho não é capaz de imitar. É qualquosa de lágrima, como se a vidraça estivesse emocionada.

Eu passava horas e horas acompanhando o efeito da chuva no vidro. A maneira como escorriam e como alteravam a paisagem.

Na outra casa… havia janelas de vidro na parte frente e quando chovia, corria para lá. Era interessante enxergar o bairro umedecido. Percebi, no entanto, que tinha preferência por venezianas com suas folhas de madeira e a vidraça dividida em pequenos quadrados de madeira e vidro. A maneira como correm pelas laterais ao serem erguidas e se apoiam em “borboletas” metálicas é fascinante.

No outro dia, ao caminhar por aqui, “fotografei” uma dessas simpáticas venezianas!

#diasDeChuva #fazFrioEmSp #Reflexão

A pior notícia é a próxima

Você já sentiu que a cada dia a notícia fica pior no Brasil? 🇧🇷🤯

- Trecho-chave: "Assim, o Brasil é o país onde a pior notícia é a próxima." 🗞️
- O que isso significa:
• Reflexo do cotidiano: parece que a cada manhã vem uma notícia mais chocante que a anterior.
• Contexto político e social: medo, cansaço e expectativa com eleições e decisões políticas.
• Emoção que conecta: é curto, direto e...

#Brasil #notícias #política #reflexão #eleições #MorningCrypto

A noite se cala contra mim

Hoje eu vi o dia acontecer na minha janela, deixada aberta para a noite sem estrelas. Gosto imenso quando aprecio as chegadas e partidas… do dia, da noite. Crepúsculo. Aurora. Seus tons e aromas e suas alterações. As sombras que se esparramam pelo canto do quintal e a luz que chega… dando forma ao que antes era apenas um borrão de tinta.

Gosto da maneira como a noite mistura todas as coisas e eu preciso me esforçar para distingui-las: uma flor, uma árvore, uma pedra. uma parede. E acho interessante como o dia ilumina tudo, exibindo tudo tão nítido…

Olho lá para fora, dentro da noite, e vejo apenas o breu. É confortável não ver… sabendo todas as coisas que lá estão. Os olhos se acostumam com a falta de luz.

Tenho dificuldade em entender porque as crianças têm medo do escuro. Eu não tinha. Meu momento preferido do dia, era o cair da tarde. Aprendi com o nonno que depois do meio-dia, começava a escurecer e achei isso maravilhoso. Fincava o pé na varanda da casa para espiar os detalhes. O sol alto, no meio do céu a perder força — é realmente mágico. E quando acontecia o crepúsculo, percebia um pequeno intervalo entre luz e escuridão. Como se alguém desse um toque no interruptor apagando as luzes, como C fazia depois que me desejava boa noite.

Durante o dia… são tantas informações. Dificulta o entendimento das coisas. Gosto da luz… de olhar lá para fora e ver a escada deixada pelo meu menino… apoiada no pé de amora. Posso ficar um dia inteiro observando tudo ao redor. Os pássaros que pousam nos degraus… O sabiá laranjeira parece se divertir ao escalar um a um os degraus. Durante a noite, sei que está lá, mas não a alcanço, mistura-se a todas as outras formas-coisas que estão lá: folhas, pedras, galhos — é poético…

Dia e noite existem por um motivo… disseram-me nesta semana que foi uma das primeiras criações divinas. Eu acho interessante as coisas que as pessoas acreditam. É tudo tão denso-complicado, flerta com o inacreditável. Não reverbera em mim. Prefiro a poesia… que é mais simples e encantadora.

#ficção #realidade #Reflexão