James Görgen

@jgorgen
39 Followers
72 Following
222 Posts

I'm a passionate Brazilian civil servant on the digital agenda writing and formulating policies about issues such as digital economy, internet governance, digital platforms regulation, data-driven economy and so on. I used this space to share my thoughts related to these matters having as landscape the geopolitical changes in the new world order.

Follow me on Notes from Digital Forest: http://florestadigital.tec.br

#digitaleconomy #AI #platforms #regulation #bigtechs #dataeconomy #internetgovernance

Medium personal pagehttp://medium.com/@jgorgen

Fiz uma síntese do discurso de Cory Doctorow que resume sua visão de que uma internet pós-America é possível. O texto do autor de Enshitification é longo, mas vale a leitura:

https://www.linkedin.com/posts/jgorgen_the-post-american-internet-activity-7412845605280194561-O45Z?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAAETS-UBsO9r7B7sBiieiujNo4_i3kjkrLA

#digitaleconomy #geopolitics

The Post-American Internet | James Görgen

Este discurso de Cory Doctorow é o combate corajoso de um visionário sobre a Internet que está por nascer. Ele enxerga um futuro possível de uma internet pós-América que derivará da politica comercial do governo dos EUA. Para ele, os tarifaços de Trump abriram o caminho para que os demais países alterem suas legislações locais que criminalizam a abertura do hardware produzido no exterior, permitindo jailbreak e engenharia reversa para produção local. Este tipo de legislação está em vigor em dezenas de países incluindo, Austrália (via acordo de livre comércio), Canadá e México (via USMCA), nações andinas (acordos bilaterais) e América Central (via CAFTA) O mesmo valeria para o software e direitos autorais na opinião do autor de “enshitification”. "Software não é um ativo, é um passivo. As capacidades que software entrega — automação, produção, análise — essas são ativos. Mas o software em si? Passivo. Frágil, quebrando constantemente conforme software upstream, downstream e adjacente é atualizado.” Transferir software para produção baseada em commons reduz o passivo distribuindo-o entre múltiplos atores. Segundo ele, o representante comercial dos EUA forçou cada parceiro comercial a adotar leis anticircunvenção (legislações que criminalizam a modificação de produtos digitais sem aprovação do fabricante, mesmo quando essa modificação não viola nenhuma outra lei nacional) para facilitar a extração de dados e dinheiro por empresas americanas. Não por acaso, a maior parte dos acordos de tarifas de Trump, inclusive com o Brasil, possuem a preservação da atividade de suas big techs como cláusulas pétreas. Isso vale de tratores da John Deere à loja de aplicativos da Apple. Para Doctorow, esta situação fez com que a soberania digital tenha passado de "bom ter" para "essencial" após Trump. O ativista acredita que uma coalizão que mudasse esta realidade é “imparável” porque reúne três grupos de atores que alinharam interesses: 1️⃣ Ativistas de direitos digitais (lutando há décadas sobre estas questões) 2️⃣ Empreendedores (querendo transformar trilhões americanos em bilhões locais) 3️⃣ Hawks de segurança nacional (preocupados com dependência de plataformas americanas não-confiáveis) Sendo pragmático, ele sabe que não será uma missão fácil dado o controle que as big techs exercem sobre a infraestrutura digital da maior parte dos países. E qualquer país pode começar este movimento. Não precisa ser a Europa, que vem implementando seu #Eurostack há mais de um ano. Qualquer país que revogar leis anticircunvenção primeiro colhe os lucros de fornecer ferramentas de jailbreak ao resto do mundo. Torna-se a "Nação da Desenshittificação". E termina com uma chamamento esperançoso: "A porta está aberta uma fresta, o vento está soprando, a Internet Pós-Americana está sobre nós." O discurso é longo, mas vale a leitura: https://lnkd.in/duvd6Dek #digitaleconomy #geopolitics #US #enshitification

Publiquei hoje, no Floresta Digital, uma análise das ações chinesas para alcançar dominância mundial em IA até 2030. Mais do que uma questão de inovação, é um projeto estratégico completo que iniciou em 2017 e inclui transformação industrial e soluções militares.

https://florestadigital.tec.br/o-que-a-china-realmente-quer-da-ia-a88e4e9e36b2?postPublishedType=repub

#China #AI #geopolitics

Excelente artigo no SCMP sustenta que a opção da China pelos modelos de IA de código aberto pode ser a gota d’água no estouro da bolha dos EUA. As plataformas chinesas já detêm 30% do mercado mundial.

A vitória na guerra da IA pode não ser de quem tem o modelo mais caro e fechado, que produz concentração e lock-in, mas de quem conseguir integrar a IA em todos os setores da economia real de forma mais barata e acessível.

Vale a leitura, incluindo dos textos agregados: https://www.scmp.com/opinion/china-opinion/article/3337922/rise-chinas-open-source-platforms-will-burst-ai-bubble

Opinion | Rise of China’s open source platforms will finally burst the AI bubble

Even if open source models aren’t as good as their proprietary rivals, they will still win in the marketplace as long as they can do the job.

South China Morning Post
2026: a encruzilhada da soberania e a refundação da agenda digital, por James Görgen

A "tempestade perfeita" na agenda digital, onde a retórica da neutralidade ruiu e deu lugar ao poder extraterritorial de fato das big techs.

Jornal GGN

Como prometido, minha análise sobre as questões digitais embutidas nas estratégias de segurança nacional de #China e #EUA à luz do conceito de diplomacia corporativa e o significado destas políticas para a jornada soberana do #BRICS.

https://jornalggn.com.br/artigos/o-brics-e-a-diplomacia-corporativa-digital-por-james-gorgen/

PS: A foto gerada por IA é a cereja do bolo.

#digitalsovereignty #nationalsecurity

O BRICS e a diplomacia corporativa digital, por James Görgen

A autonomia estratégica do BRICS será decidida pela capacidade de seus países membros de internalizar a tecnologia como questão de Estado

Jornal GGN

Publiquei hoje, na Mobile Time, um texto sobre regulação de mercados digitais onde dialogo com o PL 4.675/25.

https://www.mobiletime.com.br/colunistas/09/12/2025/mercados-digitais/

#digitalmarkets #competition #regulation #digitaleconomy

A verdadeira livre escolha na regulação de mercados digitais

A verdadeira livre escolha na regulação de mercados digitais: uma análise de James Görgen a partir do PL 4675/25.

Mobile Time

Já está à venda o livro Regulação e Economia Política das Plataformas Digitais no Brasil, da Editora Zouk.
Ao lado de Stefani Juliana Vogel, escrevi um artigo sobre eleições e IA.

https://www.editorazouk.com.br/pd-981e4a-regulacao-e-economia-politica-das-plataformas-digitais-no-brasil.html?ct=&p=1&s=1

Agradeço mais uma vez o convite do Flávio Marques Prol e dos demais organizadores e organizadora.

Regulação e economia política das plataformas digitais no Brasil

Regulação e economia política das plataformas digitais no Brasil

Publiquei hoje, no Floresta Digital, algumas reflexões sobre a regulação econômica dos mercados digitais, incluindo ideias de emendas ao PL 4.675/25, em análise na Câmara.

https://florestadigital.tec.br/a-verdadeira-livre-escolha-na-regula%C3%A7%C3%A3o-de-mercados-digitais-535e7e8527ab

#digitalplatforms #digitalmarkets #competition #regulation

A verdadeira livre escolha na regulação de mercados digitais

Regular economicamente as plataformas digitais passa pela implementação de mecanismos de interoperabilidade e portabilidade como soluções…

Medium

Em parceria com Daniel Vila-Nova Gomes, publicamos hoje, n'@O_Brasilianista, ensaio sobre o impacto do potencial adiamento da vigência do acórdão do #STF sobre o Marco Civil da Internet nas eleições gerais do ano que vem.

https://obrasilianista.com.br/fronteiras-eleitorais-do-marco-da-internet-entre-a-responsabilizacao-e-a-incerteza/

#MCI #eleicoes2026 #TSE

Fronteiras Eleitorais do Marco da Internet: entre a responsabilização e a incerteza

O acórdão do STF sobre o Marco Civil da Internet, os embargos das big techs e os riscos para as eleições de 2026

O Brasilianista

Minha análise sobre a Cúpula de Soberania Digital da Europa, realizada na terça em Berlim.

https://www.brasil247.com/blog/cupula-de-berlim

#DigitalSovereignty #digitaleconomy #regulation #EU #digitalinfrastructure

Cúpula de Berlim

Sob a bandeira da Soberania Digital, Europa sacramenta o recuo regulatório.

Brasil 247