João Paulo Batalha

@JoaoPBatalha
199 Followers
152 Following
827 Posts
Estou só a ver, obrigado.

As Misericórdias roubam que se fartam. Roubam aos utentes, roubam aos municípios, roubam à Segurança Social.
Não tenho números. Só "certezas".
Vêem como é fácil?

https://observador.pt/especiais/manuel-lemos-presidente-da-uniao-das-misericordias-fala-do-caso-da-amamentacao-abusos-nao-sao-fraude-mas-sao-reais/

«Na verdade, não surpreende ver a ministra da Solidariedade mais empenhada na solidariedade corporativa do que na solidariedade social. Maria do Rosário Ramalho é hoje o exemplo mais gritante de uma cultura de conflitos de interesses que há muito permeia a política e se instalou no Governo. A sua família direta ilustra de forma eloquente um mercado de influências que une poderes públicos e privados e se banqueteia nos favores da lei.»
Hoje, no site da SÁBADO.
https://www.sabado.pt/opiniao/convidados/joao-paulo-batalha/detalhe/abusadores-da-mama
A Iniciativa Liberal sempre foi irreverente e provocadora. Relevante, menos.
Desejo-lhes que atinjam a sua maioridade intelectual, que lhes faz falta. E que uma líder que tem como único CV fora da política uma empresa estatal angolana, cliente do seu paizinho, aprenda mínimos de coerência e humildade.
Carlos Moedas é um político tóxico. Muita incompetência e facilitação de negócio embrulhada num populismo rasteiro e irresponsável, até a cair para o nativismo violento. Há quatro anos era fácil dar-lhe o benefício da dúvida. Hoje só resta o malefício da certeza.
Portugal é incivilizável.
«Estamos nisto: o descrédito total, oficializado e triunfante de qualquer sistema coerente, coeso e eficaz de combate à corrupção. Uma incapacidade de reconhecer problemas, apontar reformas, ou sequer seguir recomendações internacionais que ficam há anos na gaveta. O que se eterniza é este consenso mole de esconder a podridão debaixo do tapete.»
Hoje, no site da SÁBADO.
https://www.sabado.pt/opiniao/convidados/joao-paulo-batalha/detalhe/e-novidades
A Maria Teresa Serrenho foi sempre uma referência da cidadania e da defesa da liberdade. A sua morte deixa um vazio doloroso, que partilho com a família Serrenho. A sua vida deixa um exemplo de entrega e uma lição de justiça, de justeza e de dignidade. Obrigado, Teresa. Por tudo.
Para "fechar numa nota positiva": nada igualará a eficácia impiedosa com que o brilhante Tom Lehrer aviou o herói da conquista do espaço (e da destruição de Londres), o nazi "reformado" Werhner von Braun. Mas agora que nos deixou, aos 97 anos (sem afinal irmos juntos), aqui fica esta. Bon voyage, Tom.
https://www.youtube.com/watch?v=frAEmhqdLFs
Tom Lehrer - We Will All Go Together When We Go

YouTube
Vi finalmente a entrevista a Mário Centeno, que tanto embeveceu os da sua claque.
Ficou por perguntar porque não publica o Banco de Portugal o contrato e todos os pareceres sobre a nova sede, para sabermos como será feita a repartição dos riscos.
E ficou por responder, afinal de contas, que média é preciso ter, e em que licenciatura, para ganhar o direito a escrutinar as políticas de promoção interna dos quadros do Banco de Portugal.
https://www.rtp.pt/play/p15352/e866848/a-entrevista-mario-centeno

A grande nomeação do dia! Mouraz Lopes é um magistrado experiente, com obra produzida sobre o combate à corrupção, que conhece bem os riscos, as práticas de facilitação e as inércias institucionais no combate ao fenómeno. O MENAC não passa magicamente a ser uma instituição bem desenhada, mas pelo menos fica bem entregue.

https://expresso.pt/sociedade/justica/2025-07-24-juiz-mouraz-lopes-nao-sabia-o-que-estava-a-fazer-o-mecanismo-nacional-anticorrupcao-agora-vai-ser-o-seu-presidente-7ddb365f