Por falar em #Congo, há um monumento em #Bruxelas que celebra a sua conquista pela #Bélgica, um monumento agora polémico que muita gente gostaria de ver eliminado. Mas para já a única coisa eliminada, e já em 1988, com algumas tentativas de restauro depois disso, é a menção "árabe" que antecedia a referência aos traficantes de escravos que a Bélgica usou como justificação para a colonização. Claro que era só desculpa, mas era também uma realidade. Apagada do monumento por pressão da liga árabe.
Em tempos de suposta discussão intensa sobre colonização e escravatura, não deixa de ser curioso o enorme tabu em torno da colonização e escravatura feitas pelos árabes, historicamente as mais longas e recentes. Afinal o estado islâmico restaurou até os mercados de escravos já neste novo século em que vivemos. Mas no ocidente está estabelecido que árabe equivale a vítima e os petrodólares fazem o resto para garantir o silêncio desta discussão.
https://en.wikipedia.org/wiki/Monument_to_the_Belgian_Pioneers_in_Congo

