O Grupo Laborarte anunciou nessa quinta-feira, 13 de junho, a mudança do nome de uma das brincadeiras mais tradicionais do São João do Maranhão: o Cacuriá de Dona Teté passou a se chamar Balaio de Rosas. Mantendo a dinâmica, as brincadeiras, as músicas e a mesma dança, o grupo carrega consigo a trajetória e o compromisso com a cultura, mantendo o legado de Almerice da Silva Santos, Dona Teté, dama da cultura popular maranhense. Dona Teté morreu em dezembro de 2011, e, se estivesse viva, completaria 100 anos no próximo dia 27 de junho.
Mantendo a tradição, mas com nova marca: Cacuriá de Dona Teté agora é Balaio de Rosas
O grupo anunciou que, em homenagem ao seu centenário, “entregou o nome ‘Cacuriá de Dona Teté‘ para o Estado do Maranhão, como símbolo cultural do cacuriá, representando não apenas um grupo, mas todos que fazem parte dessa manifestação”.
Entre as ações em homenagem ao centenário de Dona Teté, também há um Projeto de Lei em processo de elaboração para instituir 27 de junho como Dia do Cacuriá, transformando a manifestação em patrimônio da cultura maranhense e a data como parte do calendário junino do Estado.
O Laborarte também anunciou o lançamento do documentário Pricisa, Teté: Cem anos de baile no salão da baronesa, ainda em fase produção, que conta a história de vida de Dona Teté e do nascimento do espetáculo, Cacuriá de Dona Teté, que se tornou referência no Brasil inteiro.
#BalaioDeRosas #cacuriá #CacuriáDeDonaTeté #Destaque #DonaTeté #Laborarte #SãoJoão #SãoJoãoDoMaranhão